top of page

NFT o que é ? Entenda de forma rápida e simples.

Foto do escritor: Start OverStart Over

Atualizado: 5 de jun. de 2022


Imagem: https://pixabay.com/

NFT é uma sigla que significa token não fungível em português. São ativos digitais exclusivos, como fotos, vídeos ou outros tipos de bens digitais, que possuem um certificado de propriedade e podem ser considerados únicos.


E isso também permitiu que a NFT atingisse um valor recorde nas famosas casas de leilões de arte do mundo. Em março de 2021, uma imagem do artista digital Beeple intitulada "Everydays: the First 5000 Days" foi vendida na Christie's por US$ 70 milhões, tornando-se a terceira obra de arte mais cara de um artista vivo na história.


Everydays: The First 5000 Days, por Beeple

Para entender as NFTs, é preciso esclarecer o que é arte criptográfica, ou seja, o que o comprador recebe não é um arquivo físico, mas um arquivo digital que lhe atribui a propriedade das mercadorias.


É com a garantia única deste produto no mundo que os criadores de NFTs se tornaram estrelas e donos de fortunas em dinheiro na casa de leilões de arte mais famosa do mundo. Em agosto de 2021, um menino de 12 anos do Reino Unido faturou o equivalente a 2 milhões de reais com a venda de uma série de obras de arte pixeladas chamada "The Whales".


Algumas peças da coleção Weird Whales atualmente à venda no mercado OpenSea. IMAGEM: OpenSea

Obras desse tipo não precisam mais aparecer em galerias de arte para avaliações ou leilões. Além disso, qualquer arte digital pode ser convertida em tokens para gerar um certificado digital de propriedade, que pode ser comprado e vendido.


Como funcionam os NFTs ?


Imagem: https://pixabay.com/

NFTs não são criptomoedas como Bitcoin. No entanto, ambos usam a mesma tecnologia, chamada blockchain.


Este sistema permite rastrear o envio e recebimento de informações na Internet. Em suma, é como uma parte do código online que carrega as informações principais, como um bloco de dados em uma cadeia. Daí a origem do nome inglês.


NFT é um acrônimo para token não fungível, um ativo criado pela tecnologia blockchain que serve como a identidade digital de um item.


O NFT garante a autenticidade do projeto, que é único. Ou seja, o ativo tem a garantia de ter uma mercadoria exclusiva que ninguém mais tem.


Para entender melhor, imagine a famosa pintura A ultima ceia. O original foi pintado por Leonardo da Vinci e agora está na parede da sala de almoço do antigo convento dominicano, ao lado da Igreja de Santa Maria delle Grazie. Você pode comprar um pôster com uma imagem parecida ou uma reprodução quase idêntica de uma pintura a óleo, mas nenhuma dessas reproduções chegará perto do valor da pintura original.


No mundo da arte, por exemplo, os NFTs podem provar a originalidade de obras digitais – como as pinturas de macacos que Neymar e Bieber compraram – ou mesmo físicas.


Nesse caso, servirá como registro digital da obra. O ativo também pode ser vinculado a músicas, cartões de jogo, memes, projetos de designers, manuscritos, entre outros.


Obrigado pela leitura, espero que tenhamos conseguido contribuir com um pouqinho de conhecimento deste mercado novo e promissor, nos acompanhem para mais artigos.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page